Objetivos da Escola

Os princípios pedagógicos do Colégio Interação Modelo estão centrados numa linha pluralista, buscando a inovação, a atualização e o aperfeiçoamento constante, para que o aluno esteja sempre estimulado à aprendizagem, ao convívio social, a prática da cidadania, conhecedor dos seus direitos e deveres e no seu cotidiano possa ser agente de transformação diante dos seus objetivos de vida, também, através da pesquisa dentro e fora da escola.

Busca-se implantar um processo de ação-reflexão-ação, ao mesmo tempo global e setorizado, onde o esforço conjunto e a vontade política da comunidade escolar serão a mola mestra para a qualificação da escola.

Técnica e pedagogicamente procura-se viabilizar uma ação planejada com práticas educativas fundamentadas, sistematizadas, continuadas e aperfeiçoada continuamente. Estabelecer-se-á um processo de planejamento, discussão, decisão, ação, reflexão, avaliação planejamento, nova ação, visando obter-se cara própria, fundamento, conteúdo, resultados, enfim a identidade da escola, como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania.

A concepção dialética da construção do conhecimento dinâmico e contínuo, leva o indivíduo a aprender por interações coletivas, de forma ativa, e o papel do professor é provocar conflitos cognitivos no aluno, impulsionando-o à criação de novos conhecimentos.

Tendo em vista estes pressupostos, os princípios norteadores do trabalho educacional são os seguintes:

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

  • Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

  • Respeito à liberdade e apreço a tolerância;

  • Valorização dos profissionais da educação escolar;

  • Gestão democrática do ensino;

  • Garantia do padrão de qualidade;

  • Valorização da experiência extra-escolar;

  • Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

  • Baseada fundamentalmente nestes princípios procurar-se-á ter uma escola onde a criança e o jovem relacionem-se entre si, com professores e demais funcionários, ideias, valores, ciências, arte e cultura, livros e equipamentos, problemas e desafios, concretizando a missão da escola de criar oportunidade para que eles se desenvolvam, construam e reconstruam o saber.

  • A identidade da escola é constituída com base nas seguintes diretrizes:

  • Envolvimento e comprometimento de todos os segmentos da escola, rompendo o individualismo, a fragmentação;

  • Estabelecimento de diálogo franco e parceria no trabalho;

  • Conhecimento da realidade escolar baseada em diagnóstico sempre atualizado;

  • Análise e avaliação diagnostica para criar soluções as situações problemas da escola, do grupo e dos alunos;

  • Planejamento participativo que estabeleça metas claras e exequíveis crie consciência coletiva;

  • Busca constante de atualização profissional docente, com revisão da prática pedagógica;

  • Atualização do pessoal técnico-administrativo, inserida num processo de formação continuada;

Metas e Ações

 

  • Implementação da Proposta Pedagógica da Escola;

  • Formação permanente do educador;

  • Criação de condições para que o professor conheça as etapas do desenvolvimento infantil, a fim de adequar sua ação pedagógica, respeitando a individualidade do aluno, tornando-o uma criança feliz, participativa, criativa e com liberdade de expressão;

  • Instrumentalizar a equipe docente com relação ás teorias educacionais e sua aplicação prática;

  • Desenvolvimento de temas significativos com os alunos, integrando as diversas áreas e considerando sua realidade;

  • Aprofundamento do conhecimento sobre o desenvolvimento emocional da criança, visando a relação professor/aluno;

  • Reflexão dos pais sobre a educação e o desenvolvimento dos filhos.

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